• Home
  • Manual do Paciente

Manual do Paciente

As visitas ao oftalmologista são importantes, não só para a troca dos óculos, mas também para avaliar a saúde ocular através do exame fundo do olho, pressão ocular e outros.

Dicas para um Bom Exame

É comum a necessidade de exame de fundo de olho com as pupilas dilatadas, principalmente se tiver alta miopia, idade acima de 40 anos, hipertensão arterial, diabetes ou outras doenças sistêmicas. Por isso, procure ir acompanhado e não estar dirigindo, pois a visão pode ficar embaçada por algumas horas.

Se você tem Glaucoma, use seus colírios na hora habitual, para que o médico verifique se a medicação está fazendo o efeito desejado.

Para quem usa lentes de contato, retire-as, 2 dias antes, no caso das gelatinosas e 5 dias antes, se forem rígidas. Leve-as com você. Pois pode ser necessário examiná-las.

Evite usar maquiagem.

Teste do Olhinho

Através deste exame, podemos saber se a criança tem catarata ou outra alteração ocular. É um exame extremamente importante, rápido e indolor.

Alergia Ocular

A alergia ocular é muito frequente, principalmente em crianças. Causa desconforto, lesões de córnea, alterações da lágrima e outros. Pacientes alérgicos tem maior chance de desenvolver ceratocone. O tratamento é importante para o bem estar do paciente e para evitar complicações.

Ceratocone

É uma doença que causa afinamento e deformidade da córnea e é comum em pacientes que coçam os olhos. Leva a baixa da visão leve a severa.

Atualmente existem várias formas de tratamento, que vai desde o uso de óculos e lentes de contato, até o transplante de córnea, dependendo do estágio da doença.

As lentes de contato são de vários tipos, tamanhos e materiais e proporcionam melhor qualidade visual em grande parte dos pacientes.

O Cross Linking do Colágeno Corneano é um tratamento realizado com a aplicação de luz UV-A e Vitamina B2 e tem por finalidade, diminuir ou conter o avanço da doença.

Implante de Anel Intra estromal é um tratamento cirúrgico, menos invasivo que o transplante, que consiste na colocação de uma órtese no estroma corneano, para alterar e diminuir a curvatura da córnea.

Olho Seco

O olho seco pode ocorrer por produção diminuída da lágrima ou por má qualidade desta, levando a um quadro de dor ocular, desconforto, baixa da visão, irritação, olho vermelho e sensação de areia.

Alterações hormonais, uso do computador, ar acondicionado, poluição, uso de alguns medicamentos e alergia, são algumas das causas.

A administração de colírios lubrificantes, geralmente, é suficiente para o controle dos sintomas.

Catarata

É a opacificação do cristalino, que é uma lente natural, situada atrás da íris.

Causa baixa da visão e deve ser operada, dependo do estágio.

A cirurgia consiste em substituir a lente natural, por um cristalino artificial.

Com o avanço das técnicas e da aparelhagem, a cirurgia tornou-se mais rápida, porém, é um procedimento bastante complexo e delicado.